Cidades

Casa do Estudante de Araguaína está em situação precária com fiações expostas, rachaduras e infiltrações

Por G1 Tocantins 26/11/2021 às 15:56:51
Capacidade é para 16 moradores, mas devido às condições estruturais somente nove estudantes estão vivendo no local. Há mais de cinco anos o imóvel não passa por manutenção. Moradores da casa do estudante de Araguaína sofrem com falta de estruturas

A Casa do Estudante é um ambiente criado para abrigar universitários de baixa renda, mas a situação da unidade de Araguaína, no norte do Tocantins, é tão precária que causa preocupação em quem depende do local. Há mais de cinco anos o imóvel não passa por nenhuma manutenção.

Os problemas aparecem já do lado de fora, na rua em frente ao local. O mato alto está quase cobrindo o muro e também se acumula no pátio interno. Na entrada fica visível a condição precária da rampa de acesso.

Os banheiros não oferecem condições de uso e tem fiação elétrica exposta, rachaduras nas paredes e muita infiltração. No telhado as telhas foram se perdendo ao longo do tempo.

Atualmente são nove moradores no local. A capacidade é para 16 pessoas, mas diante da falta de estrutura fica impossível receber novos alunos.

Infiltração em parede da Casa do Estudante de Araguaína

Reprodução/TV Anhanguera

A unidade é de responsabilidade do governo do estado e foi construída para abrigar universitários de outras cidades que não tem condições financeiras de bancar um aluguel. "A Casa do Estudante precisa cumprir um papel fundamental de inclusão social. O que nós constatamos em Araguaína é uma situação precária e nós estamos buscando junto ao poder público uma reforma deste prédio", disse o Jorge Frederico, deputado estadual.

O que diz o governo

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou que a demanda por reforma e melhorias das Casas do Estudante está entre as pautas prioritárias da atual gestão, tendo em vista a importância destas unidades para a garantia de acesso e permanência dos jovens tocantinenses carentes à educação superior.

Informou que a atual gestão teve acesso recentemente ao relatório apresentado pela comissão instituída para realizar o levantamento de dados das estruturas físicas e administrativas das casas e que fará a atualização deste relatório e buscará as alternativas para realizar as necessárias reformas.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Comunicar erro
Comentários
+31
°
C
H: +32°
L: +22°
Palmas (Tocantins)
Domingo, 13 Junho
Ver Previs?o de 7 Dias
Seg Ter Qua Qui Sex S?b
+34° +33° +32° +34° +34° +34°
+23° +24° +23° +23° +23° +24°