Cidades

Vídeos mostram presos em pátio de presídio durante revista para operação contra facção

Por G1 Tocantins 21/09/2021 às 09:20:49
Ao todo são 19 mandados de prisão, 6 alvos estão soltos e 13 atuam de dentro dos presídios. Imagens foram feitas na Unidade Penal de Palmas. Policiais sobrevoam presídio de Palmas durante operação

Imagens aéreas da operação contra um facção criminosa que atua dentro e fora de presídios no Tocantins mostram a movimentação em uma das unidades durante a revista determinada pela Justiça. Os presos foram retirados das celas para as buscas e colocados em pátios da Unidade Penal de Palmas (Antiga Casa de Prisão Provisória). As autoridades procuram por armas artesanais, drogas e celulares.

No vídeo é possível ver o momento em que um pequeno grupo sai de um dos pavilhões em fila indiana. Em outro pátio, os presos estão sentados, sem camisa, com as mãos na cabeça.

Presos aguardam o fim da revista na Unidade Penal de Palmas

MPTO/Gaeco

As imagens foram divulgadas pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), que coordena a operação feita em parceria com as polícias Civil, Militar e Penal do Tocantins.

Enquanto as celas são revistadas, outros grupos atuam fora dos presídios para tentar capturar alvos que estão em liberdade. Do total de 19 mandados de prisão autorizados, 13 são contra pessoas que já estão no sistema prisional e outros 6 de suspeitos que estariam atuando nas ruas.

A operação tem diligência em três estados (Tocantins, Maranhão e São Paulo). O grupo é suspeito de tráfico, roubos e assassinatos

Além de Palmas, há buscas em andamento nas unidades penais de Miracema, Paraíso e Cariri. As investigações apontam que os suspeitos foram flagrados em interceptações telefônicas afirmando que tinham mais de 65 armas artesanais dentro das celas. Durante as investigações a polícia apreendeu quase 300 quilos de drogas.

Além do tráfico e dos assassinatos o grupo também é suspeito de cometer assaltos à mão armada e roubar veículos para arrecadar fundos para a facção. Os veículos furtados eram usados em rifas. A Justiça do Tocantins bloqueou R$ 3 milhões em contas ligadas a essa facção criminosa.

Imagens mostram presos em pátio de presídio durante a operação

MPTO/Gaeco

Unidade Penal de Palmas foi um dos presídios alvo da operação

MPTO/Gaeco

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Comunicar erro
Comentários
+31
°
C
H: +32°
L: +22°
Palmas (Tocantins)
Domingo, 13 Junho
Ver Previs?o de 7 Dias
Seg Ter Qua Qui Sex S?b
+34° +33° +32° +34° +34° +34°
+23° +24° +23° +23° +23° +24°